Serviços & Especialidades

Disponibilizamos serviços de excelência

A qualidade é aquilo que nos diferencia

  • ADULTOS

    Dispomos de uma equipa experiente e altamente especializada, com formação em técnicas e metodologias de intervenção  avançadas, focalizadas e de curta duração para o tratamento da:


    • depressão, ansiedade, ataques de pânico, fobias
    • abusos, traumas e luto complicado
    • distress e burnout
    • dificuldades de ajustamento a mudanças de vida (desemprego, separações, divórcio, perdas...)
    • perturbações obsessivas-compulsivas
    • perturbações do sono e perturbações de memória
    • comportamentos aditivos (tabaco, álcool, drogas, jogo)
    • perturbações alimentares (bulimia, anorexia
    • isolamento social, dificuldades de  relacionacionamento e de comunicação
    • baixa auto-estima e timidez
    • ...

    Além disso, disponibilizamos serviços orientados para:


    • o desenvolvimento pessoal
    • a melhoria do auto-conhecimento e da auto-consciência 
    • a promoção de atitudes e comportamentos protectores da saúde física e mental
    • e a promoção e manutenção do bem-estar psicológico em pessoas saudáveis
  • CRIANÇAS E ADOLESCENTES

    No decurso do seu processo de desenvolvimento, as crianças e adolescentes são muitas vezes confrontados com situações face às quais não conseguem responder de uma forma saudável e harmoniosa, seja por ausência de determinados recursos (emocionais, cognitivos e/ou comportamentais) ou pelo facto de essas situações serem demasiado exigentes para o seu nível de desenvolvimento. Tais situações podem interferir ou mesmo impedir o seu normal desenvolvimento.  


    A MIND BRAIN disponibiliza um conjunto de serviços orientados para a prevenção e resolução de diferentes problemáticas:


    • hiperactividade e défice de atenção
    • depressão, ansiedade e fobias
    • dificuldades de aprendizagem e dislexia
    • lutos e perdas (divórcio dos pais, morte de um familiar)
    • abusos físicos ou psicológicos (bullying)
    • comportamentos desafiantes e opositores
    • consumo de estupefacientes
    • perturbações do comportamento alimentar
    • terrores nocturnos (pesadelos, medos
    • dificuldades no controlo dos esfíncters (enurese e encoprese)
    • ...

    Disponibilizamos também serviços de:


    • orientação vocacional
    • melhoria do rendimento académico
    • estimulação cognitiva e promoção da auto-regulação emocional
  • EMPRESAS

    Porque os recursos humanos são o recurso mais valioso das empresas, e porque sabemos que a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores está directamente relacionado com os níveis de produtividade e com os índices de absentismo, disponibilizamos serviços especializados para as diferentes necessidades das empresas:


    • Intervenção psicoterapêutica e apoio psicológico junto dos colaboradores
    • Programas de gestão do stress e prevenção do burnout
    • Desenvolvimento de competências pessoais e profissionais potenciadoras do aumento da produtividade
    • Melhoria da performance dos quadros médios e superiores com recurso ao neurofeedback, ao brainspotting e ao coaching
    • Avaliação psicológica 
    • Mindfulness para organizações
  • OPTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO

    Quando a concorrência é mais exigente, e quando se quer alcançar resultados de excelência, investir apenas na preparação física e técnica não é suficiente. Para alcançar a vantagem competitiva que separa o sucesso do fracasso, é imprescindível investir também na preparação psicológica. A preparação psicológica constitui um dos principais elementos diferenciadores de quem alcança resultados de excelência.  


    Com recurso a uma diversidade de ferramentas inovadoras e focalizadas (Neurofeedback, Brainspotting, EMDR, TIR, Coaching) a  MIND BRAIN disponibiliza serviços especializados na preparação/desenvolvimento mental (aumento da confiança, foco, perserverança, resiliência, motivação) e na regulação emocional, orientados para:


    • a optimização do desempenho desportivo
    • a optimização do desempenho profissional
    • a optimização do desempenho artístico
    • e  a optimização do desempenho académico

    Estes serviços podem ser solicitados para a resolução de um problema específico, ou para um acompanhamento mais prolongado que vise a melhoria das capacidades psicológicas indispensáveis a um desempenho de excelência.

ESPECIALIDADES
Psicologia Clínica | Psicoterapia
Neuropsicologia | Neurofeedback
Hipnose clínica | Coaching | EMDR
Brainspotting | TIR | Terapia da fala
  • Psicologia clínica

    A Psicologia Clínica tem como principal finalidade a avaliação, diagnóstico e intervenção ou apoio psicológico nas doenças mentais, nas dificuldades comportamentais, emocionais, cognitivas, e no sofrimento psíquico qualquer que seja a sua causa. Visa também  a prevenção da doença e diminuição de situações de risco, e a promoção e manutenção do bem-estar e da saúde física e mental. A psicologia clínica é dirigida a pessoas de todas as idades (desde a infância à terceira idade).


    Principais domínios de intervenção:


    • Depressão

    • Ansiedade, ataques de pânico, fobias e obsessões

    • Problemas relacionais e dificuldades de comunicação

    • Experiências pessoais de sofrimento psíquico

    • Baixa auto-estima

    • Perturbações de adaptação a acontecimentos de vida (casamento, desemprego, perdas, separações…)

    • Comportamentos aditivos (consumo de álcool, drogas, jogo compulsivo…)

    • Perturbações alimentares (bulimia, anorexia…)

    • Hiperactividade e défice de atenção

    • Perturbações de comportamento

    • Etc.


    Na MIND BRAIN privilegiamos uma intervenção dinâmica e colaborativa, em que o psicólogo e o cliente continuamente identifiquem problemas, definam objectivos e ajustem os planos de intervenção, por forma a garantir o alívio dos sintomas, o restabelecimento do equilíbrio psicológico, a diminuição ou eliminação de um estado patológico e o bem-estar do cliente; assim como o estabelecimento de uma relação terapêutica com os clientes de genuína aceitação, empatia, total respeito e compreensão; e intervenções ajustadas à singularidade de cada cliente, que não se centrem apenas no mesmo, mas também nos seus contextos imediatos (família, trabalho, escola…) e na qualidade da interacção que estabelece com eles.


    Além disso, favorecemos a promoção e desenvolvimento dos recursos pessoais (auto-conhecimento, resiliência, autonomia, assertividade, amor próprio, foco, perseverança, aceitação…) da pessoa, de modo a torná-la capaz de adaptar-se saudavelmente à situação em que se encontra, e a (re)encontrar o seu equilíbrio e bem-estar. 


    A nossa prática profissional assenta em quadros teóricos e suportes técnicos estruturados e sustentados pela melhor evidência científica, e no domínio de competências ao nível da dimensão ética profissional, comunicação e relacionamento humano, bem como entrega e interesse genuíno pelos problemas humanos, capacidade de observação e análise, neutralidade, e atenção à realidade individual e social.

  • Psicoterapia

    A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se de uma intervenção, assente em técnicas validadas cientificamente, cuja finalidade é tratar questões relacionadas com o funcionamento da nossa mente e cérebro e os problemas psicológicos associados: depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento e de comunicação, traumas, perdas, problemas na esfera familiar, no trabalho, entre outros. 


    A psicoterapia é também utilizada para desenvolver a capacidade de gerir com autonomia e eficiência os desafios da vida, favorecer a autoconsciência e o autoconhecimento, e o desenvolvimento de diversas competências: comunicação interpessoal, regulação das emoções, controlo e tolerância ao stress, resiliência e resolução de problemas.  A psicoterapia é um método de tratamento eficaz e seguro que ajuda as pessoas de todas as idades a ter uma vida mais feliz, mais saudável e mais produtiva.


    Na MIND BRAIN, a intervenção psicoterapêutica tem como opção estratégica o recurso, em cada caso particular, aos métodos e técnicas (validadas cientificamente) que melhor se ajustem às características e necessidades de cada pessoa, e que garantam, no menor período de tempo, uma resposta efectiva aquilo que motivou a procura de ajuda. Independentemente do modelo teórico ou técnicas a adoptar, planeamos e implementamos o tratamento, assente na melhor evidência científica disponível, que melhor responda à queixa ou problema que levou a pessoa a recorrer à psicoterapia.


    A nossa intervenção alicerça-se no objetivo geral de responder de forma ética, competente, responsável e eficaz às necessidades psicológicas dos clientes que recorrem aos nossos serviços, e de garantir a promoção e desenvolvimento dos seus recursos comportamentais, cognitivos e emocionais. Na relação terapêutica mantida com os nossos clientes, favorecemos uma postura de não julgamento, de empatia, de total respeito, de validação e compreensão das emoções e sofrimento da pessoa, ajudando-o a elaborar e integrar novas possibilidades, e oferecendo a segurança necessária para a sua mudança/(re)equilíbrio.


    Alguns sinais de que deve recorrer à psicoterapia:


    • irritação frequente, ansiedade e maior impulsividade

    • sensação esmagadora e prolongada de tristeza e desânimo

    • necessidade  de orientação ou apoio para algum problema

    • os problemas não parecem melhorar apesar de toda a ajuda de familiares e amigos

    • dificuldades de concentração, problemas de memória

    • medos, preocupação excessiva, pensamentos catastróficos 

    • dificuldade de ajustamento a mudanças na sua vida

    • etc.

  • Neuropsicologia

    A neuropsicologia é uma área da Psicologia que surgiu da interligação da Psicologia e da Neurologia, e que se dedica ao estudo e compreensão da relação entre o sistema nervoso (sobretudo a actividade nervosa superior) e o comportamento, a cognição, a emoção, a motivação e a vida em relação. 


    Integrada no quadro fenomenológico da Psicologia, a Neuropsicologia trabalha em interdisciplinaridade com muitas áreas, nomeadamente com as neurociências, a neurologia, a psicologia clínica ou a psiquiatria. O psicólogo especialista em Neuropsicologia actua sobretudo a dois níveis: avaliação neuropsicológica e reabilitação das alterações cognitivas, comportamentais e funcionais causadas principalmente por disfunções e lesões cerebrais.


    A avaliação Neuropsicológica consiste numa avaliação quantitativa e qualitativa das funções cognitivas, comportamento e emoções, através da administração de provas neuropsicológicas e escalas funcionais e comportamentais. Pode ser útil no acompanhamento do envelhecimento cerebral normal, como método de prevenção e despiste de problemas e dificuldades futuras, ou na avaliação de défices decorrentes de acidentes ou doenças.


    A avaliação neuropsicológica é recomendada nas seguintes situações:


    •Dificuldades/queixas ao nível: da memória, da atenção/concentração, da resolução de problemas, e/ou do cálculo

    • Alterações/perturbações da linguagem

    • Alterações do comportamento e personalidade

    • Após acidentes vasculares cerebrais (AVC) e traumatismos crânio-encefálicos (TCE),

    •  Nas doenças demenciais degenerativas como o Alzheimer 

    • Em doentes com perturbações psicóticas (esquizofrenia) ou com doença bipolar

    • E em todas as situações em que os indivíduos ou familiares notam alterações no seu dia-a-dia, em tarefas anteriormente simples de realizar. 


    A reabilitação neuropsicológica inclui um conjunto de práticas em que o profissional de saúde actua junto com o paciente para reduzir o efeito de défices cognitivos e/ou comportamentais que se constituem como obstáculos funcionais ao desempenho adequado em tarefas do dia-a-dia. A partir dos dados obtidos na avaliação neuropsicológica, é delineado e implementado um plano de intervenção especializado de reabilitação ou de estimulação cognitiva e comportamental, com vista à recuperação total do défice ou a estabilização dum processo de deterioração e adaptação ao mesmo, de modo a aumentar a funcionalidade e autonomia dos pacientes. Esse plano pode, se necessário, incluir o acompanhamento à família no sentido de a capacitar a lidar com as eventuais limitações funcionais e/ou de ajustamento psicológico a essa nova realidade.

  • Neurofeedback

    O Neurofeedback é uma técnica avançada de gestão e controlo dos padrões do cérebro para que este funcione de forma mais saudável. Consiste num tratamento que tem como principal objetivo melhorar o funcionamento cerebral através da estimulação das habilidades naturais do cérebro, corrigindo distúrbios e regulando e desenvolvendo as suas potencialidades, e assim melhorar o desempenho cognitivo, emocional e comportamental. 


    O neurofeedback não é invasivo, é indolor, não emite electricidade e nem recorre a medicamentos. Limita-se à aplicação de sensores que se colocam no couro cabeludo para captar os sinais eléctricos (ondas cerebrais) provenientes dos neurónios, que são descodificados e processados por um software especializado, permitindo que a pessoa acompanhe o funcionamento do seu cérebro em tempo real. A partir desse feedback em tempo real, o paciente vai aprendendo, de forma gradual, a reorganizar e controlar as frequências das ondas cerebrais, ou seja, a treinar o seu cérebro a funcionar de forma mais equilibrada, tratando os problemas de funcionamento ou aliviando os sintomas e a necessidade de medicamentos.


    Na MIND BRAIN, o processo de intervenção por Neurofeedback divide-se em dois momentos. Primeiramente é realizada uma avaliação por qEEG (Quantitative Electroencephalogram), que nos permite medir a actividade elétrica do cérebro, e através de uma análise estatística converter essa atividade elétrica em mapas cerebrais. Estes mapas cerebrais permitem-nos avaliar o funcionamento cerebral e delinear intervenções específicas para as áreas do cérebro que se encontram com um determinado grau de disfunção. Num segundo momento procedemos à intervenção para correcção das disfunções detectadas no qEEG, através do treino de determinadas ondas cerebrais que se encontram relacionadas com as dificuldades experienciadas pela pessoa.


    O neurofeedback permite  tratar de forma natural problemas decorrentes de alterações no funcionamento cerebral como:


    • Hiperactividade e défice de atenção 

    • Depressão

    • Ansiedade e ataques de pânico

    • Perturbação obsessiva-compulsiva

    • Dificuldades de concentração

    • Dificuldades de memória

    • Enxaquecas frequentes

    • Perturbações de sono (insónias)


    Além disso, o Neurofeedback tem demonstrado excelentes resultados na melhoria da performance desportiva, profissional, académica e artística. Muitos atletas de alta competição recorrem ao Neurofeedback para melhorar a concentração, o foco e o seu rendimento desportivo. Executivos e empreendedores também o utilizam para melhorarem as suas capacidades de liderança e gestão das suas empresas ou projectos. Muitos músicos relatam que aperfeiçoaram mais rapidamente a execução dos seus instrumentos musicais. Há inclusive muitos relatos de pessoas que adquiriram melhor capacidade de meditar ou praticar Mindfulness. 

  • Hipnose clínica

    Suportada pelas mais recentes descobertas da neurociência, a Hipnose Clínica é actualmente legitimada como uma técnica terapêutica de reconhecido valor para coadjuvar o tratamento de diversos problemas de ordem emocional/psicológica e até fisiológicos. 


    Na MIND BRAIN, a intervenção psicoterapêutica com recurso à Hipnose Clínica partilha da abordagem Ericksoniana, que assenta no pressuposto de que o cliente possui os recursos e capacidades de resolução de problemas que podem ser activados e potenciados através  da hipnose. O terapeuta é encarado como um facilitador, que poderá ajudá-lo no seu processo de mudança e de promoção do seu desenvolvimento e equilíbrio, mas a resposta/solução está em si mesmo.


    Ainda de acordo com a abordagem Ericksoniana, todos podem beneficiar da hipnose, dado que todos possuímos a capacidade de recorrer ao uso da imaginação num estado focalizado de atenção, que nos permita aceder de  forma criativa  às aprendizagens e conhecimentos acumulados ao longo da vida. Assim, através da hipnose a pessoa pode descobrir  novas formas de lidar com  a doença e com os seus  problemas, e também promover o seu desenvolvimento pessoal e a maximização do seu potencial. 


    A Hipnose Clínica consiste, na prática, no uso da linguagem (com recurso a sugestões directas e indirectas, histórias e metáforas) para fins terapêuticos. Pode ser entendida como um recurso de comunicação que possibilita de maneira natural, profunda e consistente, identificar e modificar a estrutura da realidade subjetiva de cada indivíduo, e aceder e mobilizar as suas capacidades e recursos internos.


    Na MIND BRAIN, a terapia com recurso à Hipnose Clínica é tendencialmente uma intervenção breve e de cariz experiencial, motivo pelo qual muitas pessoas procuram-nos pois os resultados costumam aparecer em poucas sessões.


    Existe bastante literatura científica que comprova que a hipnose é uma ferramenta segura e eficaz como coadjuvante no tratamento das seguintes situações clínicas:


    • Depressão  

    • Ansiedade (generalizada e associada a procedimentos médicos)

    • Stress, fobias e medos

    • Controlo da dor (incluindo dor crónica e obstétrica)

    • Asma, hipertensão e diabetes

    • Síndrome do cólon irritável

    • Obesidade/perda de peso

    • Cessação tabágica

    • Preparação e recuperação de cirurgias

    • Oncologia (redução dos sintomas psicológicos e somáticos associados aos tratamentos)


    Importa reforçar que a hipnose não é uma abordagem psicoterapêutica em si mesma, mas sim uma ferramenta terapêutica, e que apenas deve ser utilizada por profissionais com formação de base na área da saúde e devidamente habilitados para os problemas clínicos a tratar.


    Importa, ainda, esclarecer que no estado de transe: não vai dormir, não vai ficar inconsciente, não irá fazer ou dizer nada contra a sua vontade, terá a noção do que está a acontecer, manterá sempre o controlo, pelo que se desejar sair do estado hipnótico pode fazê-lo, simplesmente abrindo os olhos. Além disso,  ninguém pode ser hipnotizado contra a sua vontade, a pessoa tem que querer ou aceitar ser hipnotizada para poder experienciar e beneficiar das sugestões e do poder da sua imaginação.

  • Coaching

    O Coaching é um processo assente num relacionamento humano, no qual um indivíduo (coach) se compromete, a partir de uma postura não directiva, a apoiar outro (coachee) no seu processo de crescimento pessoal ou profissional. O coachee é considerado o alvo do processo, é aquele que beneficia do apoio e ajuda do coach para maximizar o seu potencial, eliminar bloqueios, melhorar competências, desenvolver a autoconsciência e o autoconhecimento, e até descobrir capacidades e recursos que julgava não possuir.


    Todos os processos de Coaching iniciam-se com a clarificação do estado actual do coachee (tomada de consciência da sua realidade no momento presente e dos recursos de que dispõe), para em seguida definir-se qual o estado desejado (quais os objectivos que pretende alcançar). A partir daí, o coach ajuda o coachee a identificar os factores impeditivos e facilitadores e a realizar as acções que o levarão do estado actual ao estado desejado. 


    O coach não indica um caminho e nem propõe soluções. Ele esforça-se em abrir novas perspectivas, mas sem impô-las ou assegurar qual a mais válida, essa descoberta compete ao coachee. Promove-se, pois, a responsabilização do coachee pela sua caminhada até ao alcance do estado desejado. Pretende-se que este seja capaz de assumir a responsabilidade pelos seus sucessos e fracassos. Compete ao coachee a definição dos resultados que pretende alcançar, e ao coach acompanhá-lo nesse percurso, mantendo-o como responsável da acção, estimulando-o e procurando extrair do próprio as estratégias e soluções para o alcance dos objectivos por si definidos. Ou seja, que o coachee consiga descobrir em si mesmo os recursos necessários ao alcance das suas metas pessoais.


    Na MIND BRAIN procuramos criar as condições que permitam aos indivíduos a elaboração e implementação de um projecto de vida ou de carreira congruente com os seus valores, interesses e competências. Assumimos o Coaching como um processo planeado de crescimento e superação, assente na aprendizagem-acção e no questionamento, fortemente orientado para a acção e para os resultados. Um dos nossos principais objectivos é assegurar que a pessoa (coachee) defina os seus objectivos e identifique e implemente as acções necessárias ao alcance dos mesmos. 


    Ao invés da análise aprofundada de um problema, procuramos orientar a atenção da pessoa para a resolução do mesmo. Através do recurso a perguntas, eliciamos a autodescoberta de quais as opções e os recursos de que dispõe, para em seguida definir-se um plano de acção com vista à sua superação. A sua transformação e a maximização do seu potencial só são possíveis se empreender acções diferentes daquelas que a têm mantido no estado não desejado. Sem a acção, orientada para o estado desejado, a mudança não é possível.


    O Coaching, enquanto processo que produz mudanças num curto espaço de tempo, destina-se a todas as pessoas ou organizações que pretendam alcançar mais rapidamente os seus objectivos. O foco é colocado no presente (análise da realidade/estado actual da pessoa ou organização) e no futuro (aquilo que se pretende atingir/estado desejado, quando e como poderemos lá chegar).


    O coaching contribui para: 

    • Aumentar a autoconsciência e o autoconhecimento

    • Clarificar e organizar o pensamento

    • Desenvolver a proactividade e a criatividade

    • Melhorar a tomada de decisões, o desempenho e a comunicação interpessoal

    • Adquirir novos conhecimentos, competências e recursos

  • EMDR

    EMDR - Eye Movement Desensitization and Reprocessing, significa Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular. Caracteriza-se por ser uma terapia breve e focalizada na dessensibilização e reprocessamento de memórias/experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro, a qual promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais. 


    O tratamento com EMDR inclui a utilização do movimento alternado dos olhos, podendo alternar com o uso do toque ou de sons bilaterais. A estimulação sensorial bilateral parece activar várias áreas cerebrais e estimular a capacidade intrínseca do cérebro humano para resolver perturbações emocionais e adoptar insights adaptativos (processamento adaptativo da informação). Ou seja, promove a dessensibilização daquilo que perturba a pessoa, originando um estado mais adaptativo e saudável, no qual razão, emoção e acção ficam mais alinhadas.


    Esta nova abordagem para o tratamento de traumas emocionais foi desenvolvida, na década de 80, pela Dr.ª Francine Shapiro, psicóloga americana, e foi inicialmente utilizada para tratar pacientes com stress pós-traumático. Desde então tem sido um dos métodos psicoterapêuticos mais investigados, tendo-se desenvolvido e evoluído através das contribuições de terapeutas e investigadores de todo o mundo, e o seu uso foi ampliado para outras patologias (fobias, pânico, depressão, ansiedade, compulsões, dor crónica, luto complicado, traumas com diversas etiologias e doenças psicossomáticas) e para a optimização do desempenho. 


    Um número substancial de estudos científicos já provou a eficácia do EMDR. Os resultados destes estudos indicam que o EMDR é altamente efectivo, e que os resultados são alcançados de forma rápida e que permanecem de forma duradoura. Inclusive, a Organização Mundial de Saúde - OMS (2013) e a Associação Americana de Psiquiatria  – APA (2004) reconhecem a sua eficácia e recomendam a terapia EMDR. 


    A investigação científica conduzida até hoje, e o contributo das informações clínicas de milhares de terapeutas, têm vindo a demonstrar que o EMDR é especialmente eficaz no tratamento de:


    • Stress Pós-Traumático (veteranos da guerra, ataques terroristas, catástrofes, pedofilia...) 

    • Ataques de Pânico 

    • Lutos complicados 

    • Perturbações dissociativas

    • Memórias perturbadoras 

    • Ansiedade e perturbações relacionadas

    • Fobias 

    • Redução do stress 

    • Comportamentos aditivos e compulsivos

    • Pesadelos recorrentes 

    • Abusos sexuais 

    • Maus-tratos físicos 

  • Brainspotting

    O Brainspotting surgiu como uma nova abordagem terapêutica de reprocessamento psicofisiológico, tendo sido criada e desenvolvida desde  2003 por David Grand.  É um método de tratamento focalizado, que funciona identificando, processando e libertando fontes neuro-psicológicas de dor física e emocional (traumas, dissociações e outros sintomas). O método pode ser, simultaneamente, uma forma de diagnóstico e de intervenção e o seu efeito intensificado com o uso de sons bilaterais. 


    O Brainspotting funciona como uma ferramenta neurobiológica de reprocessamento psicofisiológico, chegando a experiências e sintomas que normalmente estão fora do alcance da mente consciente. Trabalha-se com o cérebro profundo e com o corpo através do acesso directo ao Sistema Nervoso Autónomo e Límbico do Sistema Nervoso Central. O Brainspotting processa até à profundidade do centro reflexo que se encontra no cérebro profundo, tão fora da nossa experiência consciente como a respiração, a circulação ou a digestão. O Brainspotting “desarma” o trauma, o sintoma, a perturbação somática e as crenças disfuncionais ao nível do centro reflexo. Como tal é um método de tratamento que tem resultados psicológicos, emocionais e físicos. 


    O modelo teórico de Brainspotting reconhece a capacidade inata do corpo de se auto-monitorizar, isto permite o processamento e a libertação de áreas (sistemas) que se encontram em desequilíbrio, incluindo a possibilidade de reduzir e/ou eliminar a dor física, e a tensão associada a perturbações psíquicas e físicas.


    Localizado através da posição ocular, o brainspot é um subsistema fisiológico que armazena a experiência perturbadora em forma de memória. De forma prática, numa sessão, o terapeuta com formação em Brainspotting, acede (a partir da posição ocular) a esses pontos no cérebro que armazenam as experiências traumáticas e "substitui" essa rede de memórias, de modo a que o evento traumático deixe de perturbar a pessoa. O foco de atenção estimula um processo profundamente integrador e curativo dentro do cérebro.


    O Brainspotting é dirigido a pessoas de todas as idades tanto para a intervenção em situações clínicas como para a optimização do desempenho:


    • Perturbação de ansiedade, fobias e perturbação de pânico

    • Perturbação depressiva e perturbação bipolar

    • Traumas e Stress Pós-Traumático

    • Hiperactividade, défice de atenção e dislexia

    • Gaguez

    • Pesadelos recorrentes

    • Enxaqueca e cefaleias  crónicas

    • Desmotivação e baixa auto-estima

    • Optimização do desempenho desportivo, académico, profissional e artístico

    • ...

  • TIR

    TIR – Traumatic Incident Reduction, que significa redução de incidentes traumáticos, é uma metodologia de intervenção que deriva de princípios estabelecidos por renomados psicólogos como Ivan Pavlov, Sigmund Freud e Carl Rogers. É uma abordagem estruturada e centrada na pessoa, usada de um-para-um para resolver de forma permanente e num curto período de tempo os efeitos do stress e as consequências negativas de traumas/experiências emocionais intensas passadas. Constitui também uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal e promoção do bem-estar.


    Na vida do dia-a-dia, muitas pessoas manifestam sentimentos e comportamentos negativos desencadeados por lembranças, momentâneas ou prolongadas, de incidentes passados. Os traumas passados podem interferir severamente com a vida presente, desencadeando emoções dolorosas, comportamentos e atitudes negativas e/ou dor física. O TIR é uma técnica que permite descobrir a raiz desses traumas e eliminar as suas consequências negativas. Ele permite à pessoa confrontar e analisar o conteúdo cognitivo, emocional, sensorial ou outro de incidentes passados, para reduzir ou eliminar a carga emocional contida neles, e, assim, libertá-la das suas consequências negativas. 


    O TIR implica a confrontação/re-experienciação de eventos traumáticos passados num ambiente completamente seguro, livre de distracções, julgamentos, ou interpretações. Esta acção de experienciar (perceber e entender) o que ocorreu permite a conclusão do incidente, ou seja, que este se torne definitivamente um incidente passado, deixando, assim, de influenciar negativamente a vida presente. A pessoa liberta-se da emoção dolorosa e dos conteúdos sensoriais e cognitivos/pensamentos negativos contidos naquele incidente traumático, e este deixa de a ferir no presente. 


    Esta abordagem permite intervir em incidentes que sabemos claramente terem acontecido connosco: um acidente de carro, o fim doloroso de uma relação, um procedimento médico, a perda de um ente querido, a perda de um emprego ou um insucesso académico ou profissional. Mas também permite trabalhar sentimentos indesejados, emoções, sensações, atitudes, ou dores, sem que a pessoa saiba necessariamente aquilo que está na sua origem. O TIR disponibiliza também estratégias para desbloquear situações que estejam a causar sofrimento ou disfuncionalidade, podendo ser utilizado em diferentes áreas da vida como relacionamentos, trabalho, auto-estima, entre outras.


  • Terapia da fala

    A terapia da fala é a especialidade que se dedica à prevenção, avaliação, diagnóstico, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva, oro-muscular, respiratória, deglutição e voz.


    Esta especialidade destina-se a indivíduos de todas as idades, desde a neonatologia à geriatria, e muitas vezes desenvolve-se em interacção com outras áreas: pediatria, psicologia, otorrinolaringologia e ortodontia. Seguem-se alguns sinais que recomendam o recurso à terapia da fala:


    • Dificuldade nas aprendizagens escolares

    • Dificuldades ou atraso no seu desenvolvimento

    • Problemas de articulação ao produzir sons falsos, sílabas ou palavras

    • Profissões que recorram muito ao uso da voz

    • Rouquidão muito frequente

    • Dificuldade ou impossibilidade em dizer alguns sons da fala

    • Gaguez

    • Dificuldade em fazer-se entender ou em compreender o que os outros dizem

    • Dificuldade em mastigar ou engolir os alimentos


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